Projetos

 Caminhada pela paz!
    ************************************************************************
     Os projetos em desenvolvimento na escola nesse ano de 2010:
      Qualidade de Vida: Aquecimento Global e Efeito Estufa; Ecoturismo na Escola; Saúde e Qualidade de Vida; Fúria da Natureza; Festa Junina; Oficina Interdisciplinar; Dengue, Goiás, Raiz de um Povo e Paz na Escola.
 
##################################################################################

         Oficina Interdisciplinar

          O projeto "Oficina Interdisciplinar" desenvolvido pelos professores Luis e Angélica, com a turma do 6º ano, aconteceu de maneira prazerosa e os alunos participaram com muita vontede.
          O projeto tem como objetivo conscientizar o aluno da importância de uma alimentação saudável; Auxiliar na resolução de situações problemas envolvendo as operações com números naturais e inteiros, melhorando sua interpretação; Analisar cardápio de alimentação saudável e não saudável, observando seus valores calóricos e custos; Elaborar um cardápio com alimentos saudáveis a sua saúde.
           Os professores utilizaram como recursos didáticos os recursos tecnológicos como editor de texto e internet; data-show, máquina fotográfica e vídeo.

###################################################################################
                       Aquecimento Global e Efeito Estufa
Estamos todos os dias acompanhando pela televisão, jornais e internet, inúmeras catástrofes climáticas e grandes  mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastando tudo que se vê pela frente, como tem ocorrido nos últimos anos.
É por isso que nós enquanto escola, estamos desenvolvendo o projeto "Aquecimento Global e Efeito Estufa"com os alunos do 9º ano II, orientado pelo professor Luis.
Para desenvolver o projeto, o professor utilizou alguns recursos como TV e Vídeo, datashow, internet, entre outros...

Os alunos fizeram pesquisa, viram vídeo no Youtube, leram reportagens atuais, assistiram vídeo e apresentaram pontos importantes no datashow. Está havendo uma boa participação, pois ainda não concluiu o projeto, e sua finalização será  com a criação de um vídeo.

  #################################################################################
     Em continuidade ao projeto "Aquecimento Global e Efeito Estufa",o professor Luís com seus alunos do 9º ano II foram ao laboratório para criarem  slides sobre o assunto estudado.  
                                                                            



 ******************************************************************************
Encerramento do projeto "Aquecimento Global e Efeito Estufa"


Com os slides prontos sobre o projeto "Aquecimento Global e Efeito Estufa", o professor Luís juntamente com seus alunos do 9º ano II fizeram a apresentação dos seus trabalhos em grande estilo utilizando o datashow, durante a Mostra Cultural da escola.



Parabenizamos ao professor e aos alunos pelo belíssimo trabalho apresentado!

###########################################################################
Projeto: "DENGUE"
Este projeto foi desenvolvidoem nossa escola, em parceria com o município, Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde com os Agentes de Combate às Endemias.
O seu objetivo é refletir sobre a temática Dengue, pelo fato de que é um dos mais graves problemas de saúde pública da atualidade, desenvolvendo algumas atividades, buscando a interação do escolar com a problemática, levando atitudes de práticas à comunidade. É também uma meta, desenvolver atividades que auxiliem os alunos a busca de mudanças de atitudes voltadas para o combate do mosquito Aedes aegypti.
O trabalho foi desenvolvido em várias aulas na turma do 6º ano: 1ª - Reflexão sobre a temática com leitura e pesquisas; 2ª - desenvolvimento da 1ª aula do livrinho "Fora Dengue" doados pela secretaria do município que aborda sobre o que é dengue? 3ª aula - 2ª aula do livro: Os sintomas da dengue e a 4ª aula com Prevenção contra a dengue.
Numa 5ª aula, os alunos fizemos pesquisa na internet e fazendo um apanhado sobre o que é dengue, sintomas, características do mosquito, prevenção e os cuidados que devemos ter quando adquirimos a doença. E por último fizeram no laboratório de informática os panfletos de informação e distribuiram na escola e vizinhança.
O projeto foi desenvolvido pela professora Solange com a turma do 6º ano.
Como  resultado desse trabalho, na Oficina de Educação ambiental, montamos um pequeno livro informativo com o nome: "Dengue... Não me Pega"!


Foi um trabalho muito importante e espero que nossos alunos possam por em prática, pelo menos um pouco do que vimos, refletimos e fizemos.






@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
          Projeto: "Fúria da Natureza"
        
              Projeto desenvolvido pela professora Elisângela na turma do 9º ano I, tem como tema a fúria da natureza. O projeto tem como objetivo principal possibilitar ao aluno o conhecimento dos diversos fenômenos causados pela natureza, relacionando os estudos teóricos realizados em sala de aula com pesquisa na sala de informática, vídeos em datashow e reportagens, como também oportunizar a busca das causas e consequências dos fenômenos naturais e a reflexão sobre a necessidade de se preocupar com a conservação do meio ambiente, respeitando-o.
   Os alunos pesquisaram sobre os diversos assuntos como: enchentes, furacões, terrremotos, vulcanismo e maremotos. Assistiram alguns vídeos no youtube, leram reportagens, pesquisaram sobre as queimadas que contribuem com as mudanças climáticas e fizeram maquetes para mostra cultural e apresentação de vídeos sobre os principais acontecimentos causados pela fúria da natureza.


Após as atividades concluídas com as maquetes e os vídeos selecionados, os alunos fizeram a apresentação dos seus trabalhos na Mostra Cultural. Foram momentos participativos  e de muita aprendizagem.



************************************************************************************
************************************************************************************
  Projeto: Saúde e Qualidade de Vida

      Projeto desenvolvido pela professora Angélica e seus alunos do 7º ano com o tema "Saúde e qualidade de Vida", abordando as doenças relacionadas sobre virus tais como: H1N1 Influenza A, Dengue, AIDS(HIV), Catapora e HPV.
       O projeto teve como público alvo os alunos, pais, grupos de educadores e comunidade em geral.
       O objetivo do projeto era: Reconhecer a importância da prevenção das doenças dentro da comunidade e colocar em prática os cuidados no dia-a-dia, para que  se tenha uma qualidade de vida melhor e com saúde.
      A professora utilizou como processos metodológicos:
 * Divulgação de pesquisas através de folder;
 * Cartazes mostrando os tipos de doenças, prevenção e os cuidados para não adquirir;
 * Materiais concretos para doar aos visitantes da mostra como camisinhas;
 * Demonstração de materiais do cotidiano e filmes sobre as doenças .
  Após as atividades desenvolvidas durante as aulas em sala com a professora Angélica e os alunos do 7º ano, houve a apresentação com a montagem de uma Policlínica com a participação dos alunos representando médicos e ou enfermeiros, demonstrando sobre o assunto, os cuidados e prevenção das doenças para que tenhamos saúde e qualidade de vida.







@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
                                             
                                         ANO - 2011

  PROJETO: QUALIDADE DE VIDA
     Durante o planejamento, decidiu-se pela continuidade do Projeto:"Qualidade de Vida" envolvendo diversos temas como: Dengue, .... 
Para o desenvolvimento dos subtemas pelos professores e alunos, viu-se a importância da inclusão dos recursos tecnológicos como recursos didáticos metodológicos - o celular, máquina fotográfica digital, TV e vídeo, datashow, LIE, som, entre outros....
***********************************************************************************
        DENGUE

    A professora de Prática de Laboratório de Informática desenvolveu juntamente com seus alunos do 6º, 7º e 8º ano, o projeto sobre o tema Dengue. Assunto esse que muito é peocupante, pois a cada ano morrem dezenas de pessoas com sintomas da dengue.
    Para iniciar o projeto, o agente que trabalha ministrando palestras nas escolas aos alunos, fez um ótimo trabalho abordando o tema, dando orientações de como combatermos o mosquito e nos livrarmos desse mal.Fez uso do datashow mostrando uns slides e vídeos para ilustrar e abordar o assunto de uma maneira mais prazerosa.
 Numa segunda aula, com a turma do 8º ano, fomos às ruas e praças para fotografarmos e filmarmos locais e objetos que poderiam ser propícios ao criatório do mosquito da dengue.
Os alunos gostaram muito da atividade e puderam perceber e refletir o quanto a "população" está despreocupada e deszelosa para com esse problema, deixando objetos jogados a céu aberto e locais cheio de água parada, contribuindo para a proliferação do mosquito.
Os alunos fotografaram, filmaram, e iam amassando e ou juntando esses objetos. Também conversaram com algumas pessoas que iam passando e ou estavam sentadas às portas das casas.


Numa terceira aula, com os alunos do 7º ano, fomos para o laboratório de informática e utilizamos o editor de texto para criarmos os panfletos. Foi uma aula muito gostosa! Os alunos pesquisaram sobre a assunto, no computador,  fizeram leitura e após, criaram os panfletos, e foram bem criativos.



O projeto em continuidade...

  @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
      @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

PROJETO CURSO NTE: ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Escola Estadual de Tempo Integral “De Aragarças
Abril - 2011
 Projeto: SOU VIVO, NÃO USO DROGAS!
                Tema: O consumo de drogas entre jovens e adolescentes. 
              A  problemática:
                      Jovens e crianças cada vez mais usando tóxicos e colocando em risco sua saúde e seu futuro.
         Objetivo: Possibilitar aos alunos oportunidades de orientações e conscientização  sobre os perigos e males que as drogas podem trazer as suas vidaS.
Metodologias
Sensibilização para a elaboração do projeto sobre drogas junto aos alunos do 7º ano;
Pesquisa sobre o que é droga e seus malefícios realizada pelos alunos com as referências bibliográficas no projeto;
Criação e apresentação dos diversos tipos de drogas e suas consequências por meio de slides, dividindo os assuntos por grupos para a realização da atividade;
Construção de slogans e cartaz-propaganda para a conscientização sobre os malefícios da droga, utilizando para a realização da atividade, editor de texto, kolourpaint , expondo no mural da escola;
Socialização na mostra cultural dos slides criados pelos alunos;
Localização em mapas dos principais países produtores e consumidores de droga, fazendo uso do Google Maps;
Discussão sobre as diferenças dos países que vendem drogas, dos que consomem e após relacioná-los;
Apresentação de vídeos abordando o assunto e mostrando a dura realidade de quem faz uso da droga. Vídeo do youtube - Os alunos irão assisti-lo com a professora de Ciências na sala de vídeo, fazendo as observações necessárias e importantes sobre as consequências que o uso de drogas proporciona.
Disciplinas envolvidas:
Prática de Informática, Geografia e Ciências
 Tipos de Drogas:
* Maconha
* Cocaína
* Anabolizantes
*Cola de Sapateiro
* Ecstasy
* Crack
* LSD
* Cogumelo
* Cigarro
   * Álcool
 Avaliação: A avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades, observando a participação, o interesse e o envolvimento do aluno para com a produção dos trabalhos.
  Resultados esperados:
          Os professores deverão encorajar os participantes do projeto a dizerem "NÃO" a qualquer espécie de droga.
  Professores Envolvidos
Elisângela, Marta e Solange

   Projeto em AÇÃO:
                     Escolha do assunto e/ou tema para o projeto , juntamente com os alunos. 
Apresentação do projeto aos alunos
        Aula em sala para divisão dos grupos de pesquisa para cada assunto:

Aula de Ciências: Drogas - efeitos e consequências
   Com o objetivo de informar aos alunos sobre os efeitos e consequências do uso de drogas, a professora Marta trabalhou o assunto utilizando cartazes, levando os alunos ao bate papo, falando sobre o que eles aprenderam com as pesquisas realizadas no LIE com a professora Elisangela na aula de Geografia, pois o projeto é interdisciplinar.


                                 Aula na sala de TV e Vídeo apresentando vídeos sobre os efeitos e as consequências do uso de drogas, causadas ao ser humano, com a professora Solange.



Palestra sobre o tema droga, proferida pela Terapeuta Ocupacional, Drª Karina, no LIE, utilizando o data show como recurso tecnológico para motivar os alunos e facilitar o entendimento sobre o assunto trabalhado.





                 Aula no LIE, sob a orientação da professora Solange, para que os alunos criem slides sobre o assunto estudado, os principais tipos de drogas, usados pelos jovens e adolescentes.




 Com o objetivo de produzir slogans sobre as drogas, a professora Solange levou os alunos ao laboratório de informática, explicou com exemplos o que eram slogans e como eram criados. Foi um trabalho muito gratificante de se realizar, pois os alunos participaram de forma muito criativa, colando imagens e criando os seus slogans.



  Durante a aula, a professora Joana, diretora da escola, que também participa do projeto por ser cursista, esteve no laboratório para ver os slogans que estavam sendo criados pelos alunos.


  Com o objetivo de socializar com as outras turmas e comunidade, após os alunos terem criados os slogans na sala de informática, em uma outra aula, a professora Elisângela trabalhou com os alunos a montagem de um painel para serem expostos os slogans no mural da escola.



 As alunas participantes do Curso: "Elaboração de Projetos" ministrado pela professora formadora, Deusenir Alves, do NTE de Iporá - Goiás, e à distância pelo e-proinfo, as professoras Elisângela, Joana e Solange, desenvolveram o Projeto: "SOU VIVO; NÃO USO DROGAS" com os alunos do 7º ano, em parceria com a professora Marta, da área de Ciências. Durante o desenvolvimento do projeto houve uma boa interação por parte dos alunos e professores e percebeu-se que essa participação se deveu ao uso das tecnologias como recursos na realização das ações propostas.
Fazer uso das tecnologias levou os alunos a encontrarem uma forma de estudar mais prazerosa, tornando sua aprendizagem mais significativa.
O encerramento do projeto acontecer-se-á durante a Mostra Cultural com apresentação do desenvolvimento do projeto, conforme suas ações, no data show, socializando aos presentes, professores, alunos, funcionários, pais e outros visitantes, o tema estudado sobre as drogas na vida dos jovens e adolescentes.
      As considerações finais feitas pelos alunos sobre o projeto desenvolvido:

Escola Estadual  de Tempo Integral “De Aragarças”
Série: 7º ano        Aluno: Pedro e Elson                        DATA:20/05/11
Professora: Solange F.G. Parreira
Disciplina: Prática de Laboratório de Informática
Projeto:”SOU VIVO;NÃO USO DROGAS”!
  CONSIDERAÇÕES FINAIS :

 Diante do trabalho que desenvolvemos com o Projeto:”Sou Vivo ;Nao Uso Drogas”,relate fazendo suas considerações finais sobre tudo que vimos e aprendemos sobre o assunto e qual foi a importância de trabalharmos esse tema para a melhoria da sua vida ?

  O projeto “Sou Vivo Não Uso Drogas” ajudou a conhecer e aprender quais as consequências que a “Droga” pode trazer ao nosso organismo.
 Com esse projeto aprendemos que não podemos usar nem um tipo de drogas , porque além de  causar danos em nosso organismo, podemos perder amigos, familiares e nossa própria vida.
“E lembre- se de nunca usar drogas”!

###############################################################################
 Escola Estadual De Tempo Integral “De Aragarças”
 Aluno: Bruno            Professora: Solange
 Série: 7º ano
 Disciplina: Prática de Laboratório de Informática
 Projeto: “SOU VIVO; NÃO USO DROGAS”!

 Considerações Finais


 Diante do trabalho que desenvolvemos com o projeto: “Sou Vivo não uso Drogas”, relate fazendo suas considerações finais sobre tudo que vivemos e aprendemos sobre o assunto e qual foi a importância de trabalharmos esse tema para a melhoria de sua vida?

      Bom esse trabalho me fez ver que o mundo das drogas não é um bom caminho nem para nós e nem para ninguém de nossa sociedade. Eu aprendi que drogas acabam com a vida de quem usa e eu posso usar esse conhecimento que eu tive para orientar quem está sendo influenciado para esse caminho que não é realmente um bom caminho para nós. Bom eu aprendi com esse projeto muitos tipos de drogas, como são usadas, seus efeitos e conseqüências, os países que transportam a droga e os locais onde tem mais drogas no mundo.
       O que eu mais fiquei impressionado foi o preço da droga em certos países. Esse projeto me deixou no pensamento a seguinte frase “EU NUNCA VOU USAR DROGAS NO FUTURO”.
********************************************************************************
Escola Estadual De Tempo Integral”De Aragarças”
Aluno: Raniel                   Série: 7º ano         DATA:20/05/20111
Professora: Solange F. G. Parreira
Disciplina: Prática de laboratório de Informática
Projeto: “ SOU VIVO; NÃO USO DROGAS”!

          CONSIDERAÇÕES FINAIS:

  Diante do trabalho que desenvolvemos com o projeto: “ Sou vivo; não uso drogas”, relate fazendo suas considerações finais sobre tudo que vimos e aprendemos sobre o assunto e qual foi a importância de trabalharmos esse tema para a melhoria da sua vida?

      Foi muito importante para mim, porque eu aprendi muitas coisas que eu não sabia das drogas . Isso vai nos incentivar a nunca entrar nesse mundo de mortes e tristezas. Essas drogas vão nos levar para dois únicos caminhos, a cadeia ou a morte.
      Esse trabalho fez a gente pensar no nosso futuro e no   futuro de nossa família. Todos devemos ter consciência para nunca usar isso. As drogas também incluem o cigarro e o álcool.
      Lembre – se de nunca estragar sua vida usando drogas; vai que o destino te reservou uma coisa boa!

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@


PROJETO  Projeto A Riqueza Cultural  Afro-brasileira


1. Identificação
Nome dos cursistas
Luis Pereira de Amorim, Janete Barros Rocha, Marta Ferreira dos Belém e Marinete de Sousa Martins
Nome da Escola: Escola Estadual de Tempo Integral “De Aragarças”        Local: Aragarças - Go      
Série: 8º Ano                                                                   Número de alunos: 25   
Professores envolvidos:
Luis, Janete, Marta e Marinete
           
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema

Projeto A Riqueza Cultural  Afro-brasileira
“Em busca da conscientização da cultura afro-brasileira, por meio do conhecimento da riqueza cultural da religiosidade afro, buscamos com esse projeto mostrar a importância dessa influência no contexto cultural e religioso brasileiro”.

3. Justificativa
Procuramos desenvolver esse projeto com a finalidade de proporcionar para os estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral “De Aragarças”, uma conscientização com relação à cultura afro-brasileira, construindo um ambiente mais agradável para futuras atividades desenvolvidas no espaço escolar, assim envolvemos os estudantes no problema que enfrentamos hoje, devido à globalização estamos vivendo em um ambiente onde a convivência está mais elevada necessitando de uma aceitação maior das diferenças e contribuição que o povo afro traz para a cultura brasileira.
Por isso buscamos desenvolver nos estudantes uma conscientização sobre a importância cultural da religiosidade afro, para a formação cultural brasileira.
Pensamos neste tema partindo da observação da necessidade de trabalhar este assunto no âmbito escolar por acreditarmos que a escola é um veículo com grandes poderes de transformação do pensamento e também mediadora no processo de construção do conhecimento.


4. Objetivo (s)
OBJETIVO GERAL
Com esse projeto procuramos conscientizar os estudantes a respeito dos aspectos importantes da religiosidade afro, bem como sua influência no contexto cultural e religioso brasileiro.




OBJETIVO ESPECÍFICO


1.    Valorizar e respeitar a cultura religiosa de cada pessoa, bem como suas atividades e crenças;

2.    Conhecer e relacionar as manifestações culturais e religiosas afro-brasileira no município de Aragarças-GO;

3.    Propor atitudes de combate aos preconceitos de etnias, gênero e identidade;
4.    Conhecer a Lei 10.639 (Historia e cultura Afro-brasileira)



5. Conteúdos
Português; Produção textual (acróstico)
Matemática: Estatística
História: Imigrantes afro-descendentes, na cidade de Aragarças, assim como a contribuição cultural desse povo
Arte:Contribuição artística
Ciências: Culinária afro
Ensino Religioso; Crença/religiosidade

6. Disciplinas envolvidas
Português, Ciências, Matemática, Ensino Religioso, Arte e História

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
1º Aula : Português

·         Atividades de levantamento de conhecimentos prévios;
·         Dinâmica: Alunos em círculos, uma caixinha contendo questões referentes ao tema. Passará de mão em mão, enquanto a música será executada. Quando parar a música, abrir a caixa, ler a pergunta e responder, se não souber passa para os colegas.
·         Atividade de ampliação do conhecimento: Texto “mankembè e o arco mágico”


2º Aula  : Matemática
·         Dividir a turma em grupo de cinco alunos;
·          Fazer uma pesquisa com toda a escola para o levantamento dos dados, porcentagem de afro-descendentes em nossa escola;
·         Organizar os dados colhidos pelos os grupos em tabelas;
·         Construir gráficos circulares, colunas e barras no excel no LIE.

3º e 4ª  Aula : Historia / Arte

·         Conhecimento histórico e artístico da riqueza cultural dos Afro-descendentes de . Lei nº 11.465-08. Por meio de pesquisa na internet no LIE
·         Pesquisa no LIE – Capoeira/ maxixe/ samba e outras danças –  Parâmetros curriculares nacionais – História http://www.histórianet.com.br, Portal de História Geral e do Brasil http://www.histórianet.com.br
·         Os trabalhos serão socializados com a turma, onde demonstrarão os resultados obtidos em cartazes, paineis ou apresentação eletrônica.
·         Na Mostra Cultural que será no dia 29/06, estaremos apresentando todos os trabalhos realizados: danças, comidas, trabalhos como cartazes, slides, gráficos etc.
5ª Aula: Ciências
Culinária Afro – brasileira : canjica, pamonha , vatapá, mingaus , cuscuz.
- Receita e os valores nutricionais de um prato típico da cultura afro-brasileira. Os alunos participarão do preparo da canjica de forma prática, usando a cozinha da escola com o acompanhamento da professora e o pessoal de apoio.
- Canjica – A receita será apresentada e trabalhada na prática.  - Levar os alunos à cozinha para fazer juntos, este prato. Apresentar os valores nutricionais de cada ingredientes.
A socialização do projeto será feita por meio de cartazes nos paineis e apresentação no data show para comunidade escolar e registros no blog da escola.  

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
 Tinta, lápis. Papel, vídeos de youtube, computador, televisão, DVD ,som, CDs,  fotos, data show..


9. Registro do processo
Os registros do processo serão feitos no blog da escola, cadernos


10. Avaliação e Resultados esperados
A avaliação será por meio da participação nas atividades propostas, interação e socialização dos trabalhos realizados em grupos. Com esse projeto esperamos que o educando demonstre conhecimentos sobre a religiosidade afro e sua influência no contexto cultural brasileiro.


11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Cartazes nos paineis e apresentação por meio do data show para a comunidade escolar.


12. Referências Bibliográficas
- sequência didática
- A riqueza cultural da Religiosidade Afro – ( Adrimar de Fátima Oliveira  Souza)


















*****************************************************************************
*****************************************************************************
                                            PROJETO: AMIGOS DA ESCOLA

      I Semana de Educação para o Meio Ambiente na Escola
           Projeto: "Socorro! Tem um Planeta em Apuros"!
                               Tema: Educação e Valores



      Aconteceu na Escola Estadual de Tempo Integral “De Aragarças”, do dia 06 a 10 de junho de 2011, a I Semana de Educação para o Meio Ambiente na Escola, com o Projeto: “Socorro! Tem um Planeta em Apuros”, trabalhando o tema: “Educação e Valores”, conforme orientação da Secretaria de Estado da Educação com o Projeto Amigos da Escola, criado pela Rede Globo, tendo como objetivo, contribuir para com o fortalecimento da escola pública de Educação Básica por meio do trabalho voluntário e da ação solidária.

         As nossas ações com o projeto iniciaram no dia 06 de maio com o encontro família na escola, que teve como objetivo promover a participação da família em ações desenvolvidas na escola.

       Em continuidade ao projeto, trabalhou-se a “I Semana de Educação para o Meio Ambiente na Escola”, na data de 06 a 10 de junho, programada pela escola juntamente com a Psicóloga Drª Geralda, com os focos de atuação: Saúde, Qualidade de Vida e Meio Ambiente, e Artes.

         O tema trabalhado “Educação e Valores” envolveu a discussão de diversos subtemas com palestras e apresentação de vídeos, como: Ação Cívico-Sócio-Ambiental (58º BIMTz), A Saúde dos Animais (Solange Fonseca Carvalho), Reciclagem de Lixo (Durval Ferreira de Oliveira), Nutrição e Saúde (Alunos Curso Nutrição – UNIVAR), Bullying na Escola (Geralda Borges), e Educação, Valores e a Pedagogia de Jesus (Alessandra Ferreira).

       Durante o evento no último dia, 10 de junho, houve a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos em sala de aula, apresentação no data show de atividades realizadas no laboratório de informática, dança com uma coreografia  e apresentação de uma peça de teatro abordando o assunto gravidez na adolescência.

      Ao final, houve a escolha dos melhores trabalhos realizados pelos alunos com uma premiação. Os alunos gostaram muito das atividades programadas e participaram com bastante interesse.

         O evento proporcionou a oportunidade da família, professores, funcionários e alunos de participarem de um momento de aprendizagem, entretenimento e vivência do ensino sistematizado e oficinas, que por meio de parcerias, promoveu a participação do voluntariado na escola.










































PROJETO: Socorro! "Tem Um Planeta Em Apuros"!
Tema: "Verde que te quero Vivo"!
                              I Semana da Natureza na EETI - 17 a 21 de outubro de  2011


 Um projeto criado pela Drª Geralda, psicóloga que tem desenvolvido um belo e grandioso trabalho em nossa escola, com o objetivo de contribuir para a formação integral dos nossos alunos, principalmente no que se refere a importância dos valores para o crescimento de cada educando que há muito tem se esquecido em nosso meio.
O projeto contou com  parcerias como alunos da UNIVAR, cursos de Farmácia e Enfermagem,entre outros, para que pudessemos trabalhar os diversos subtemas propostos na I Semana da Natureza em nossa escola, como: A Sexualidade na Adolescente, Higiene, DST, Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente, Preservação do Meio Ambiente, O homem e a Natureza, entre outros...
As atividades foram desenvolvidas por meio de palestras com apresentação de slides, fotos, em sala de aula com elaboração de cartazes e outros, atividades no LIE, utilizando o editor de texto, Kolourpaint, internet para pesquisas e leituras. 
Para o  encerramento do projeto a Drª Geralda trouxe para os alunos um lindo bolo com refrigerante para uma confraternização.




































4 comentários:

  1. Olá,
    Funcionários e alunos, parabéns a Vocês pelos belos trabalhos e ações realizados ao longo do 1º semestre.
    Guiomar.

    ResponderExcluir
  2. Nossa uma das melhores tarefas era teatro nos apresentava muito sempre tivemos dom para teatro espero que nunca acabe

    ResponderExcluir
  3. Nossa esses alunos do estadual são tdos ingrivel gosteii o teatro ficou muito bom ... Espero que sejam sempre assim ...

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Alunos ,Funcionários parabéns vcs são muitos bons
    espero que sejam sempre estudiosos , os trabalhoos ficaram muito bonitos ... Karol e Raquel

    ResponderExcluir